19º Cultura Inglesa Festival

19º Cultura Inglesa Festival traz programação inspirada em obras de ficção fantástica britânica da literatura, cinema e televisão

A programação aproxima jovens e adultos do mundo de fantasia e imaginação com exposição multissensorial, Batalha Épica, Desfile de Cosplay, Espaço de Jogos e Geek Talk com os autores de obras de ficção fantástica Raphael Draccon e Carolina Munhóz

 

 

Durante todo o Festival, de 4 a 21 de junho, o público poderá mergulhar no mundo da ficção fantástica com a exposição “Fantástico Mundo Britânico“, uma instalação multissensorial inspirada em histórias consagradas da literatura, cinema e televisão. Com parceria da Secretaria Municipal da Cultura, a exposição fará parte também da  11ª Virada Cultural da Cidade de São Paulo em seus dias de encerramento, 20 e 21 de junho, levando ao público o melhor das culturas brasileira e britânica gratuitamente.

 

Com curadoria do atelier do croata Marko Brajovic, conhecido mundialmente por projetos multidisciplinares, a exposição tem como ponto de partida a mudança de percepção do visitante do real para o imaginário, quando é cruzado um portal entre os dois mundos, levando a um novo universo. Neste mundo mágico é possível imergir em um passeio sobre a ficção fantástica britânica, passando por suas diversas variantes históricas, temáticas e estéticas, onde cada portal aborda uma obra de destaque, como “O Senhor Dos Anéis”, “Alice no País das Maravilhas“, “Harry Potter“, “A Lenda do Rei Arthur”, “A Fantástica Fábrica de Chocolate” e o “Mundo Gótico”. Um grande mapa guiará o público entre os mundos retratados.

 

A instalação dedicada ao ícone J.R.R Tolkien, e sua obra-prima “O Senhor Dos Anéis“, contará com uma tela touchscreen com vasto conteúdo multimídia na qual o visitante poderá explorar a obra de forma interativa. Harry Potter, o bruxinho mais querido entre jovens e adultos também tem espaço garantido. O público poderá tirar fotos com réplicas dos objetos do filme, como a Veste de Grifinória, Chapéu Seletor, Varinha, Pomo de Ouro, Ticket de embarque para Hogwarts, Capacete e óculos de Quadribol e o Chapéu da Professora Mc Gonagall.

 

Além das instalações temáticas das obras, a exposição conta com uma área de leitura na qual serão disponibilizados kobos – dispositivos de leitura digital para que o público possa ter acesso a grandes marcos da literatura fantástica em português e inglês. Aos finais de semana serão disponibilizados livros para leitura e troca entre os visitantes, numa ação de incentivo ao book crossing.

11286580_10206480707807224_2088144730_o

A programação inclui também o Final de Semana Fantástico, no Centro Cultural São Paulo, nos dias 06 e 07 de junho, concentrando dois dias de atrações especiais sobre o Fantástico Britânico e o universo geek. A programação começa no sábado com uma Batalha Épica, comandada pelo grupo Draikaner, especialista em swordplay. A atividade é baseada na literatura sobre o “Rei Arthur e seus Cavaleiros” e consiste em uma simulação de combate medieval com equipamentos acolchoados. A atividade começa com uma oficina para confecção das armas arthurianas na qual os participantes irão produzir suas próprias espadas e aprender sobre as regras do swordplay. Ao final da oficina haverá uma disputa, na qual os cavaleiros irão combater entre si e o vencedor escolhido por júri receberá um prêmio.

 

Ainda no sábado, acontece um bate-papo sobre a influência do fantástico britânico no Brasil. O Geek Talk convida os autores Raphael Draccon e Carolina Munhóz a falar sobre as obras britânicas da literatura, cinema e televisão que inspiram a produção brasileira em diversas áreas, além do impacto que as obras exercem na vida dos fãs. Raphael Draccon é romancista, roteirista e editor com dois best sellers na literatura, “Dragões de Éter” e “Cemitério dos Dragões”. Carolina Munhóz é consagrada na literatura infanto juvenil e autora do sucesso de vendas “A Fada e o Reino das Vozes que não se Calam”. A mediação da mesa será feita pelo publisher Daniel Lameira com apoio da Livraria Cultura.

 

No domingo haverá um Desfile de Cosplay no qual os participantes poderão viver seu personagem favorito de filmes, livros e séries. Cosplay é a abreviação de costume play, atividade lúdica praticada principalmente por jovens que gostam de se caracterizar, não apenas se vestindo, mas vivendo um personagem. A campeã mundial de cosplay, Jéssica Pandy, estará presente no desfile para trocar experiências com o público. A convidada especial já fez mais de 50 cosplays e ganhou vários concursos no Brasil e no Japão, além de ter experiência como juíza e jurada de importantes bancadas nacionais. A curadoria é assinada por César Nunes, da ONG HistoriArte.

 

As inscrições para participar do desfile podem ser feitas no próprio dia do evento e os 20 primeiros inscritos ganham ingresso para outro evento do Festival, o bate papo “Desvendando Criaturas Fantásticas: como é feita a maquiagem para cinema”, que acontece dia 13 de junho no Reserva Cultural com participação do maquiador da saga Harry Potter, Stephen Murphy.

 

O Final de Semana Fantástico também conta com Espaço para Jogos, no qual o público pode brincar em grupo com jogos de tabuleiro, dados, cards, como Dungeons Fighters e Game of Thrones.  Além disso, os participantes também poderão dançar com o game eletrônico Just Dance. Todas as atividades contarão com monitores especializados para orientação das mecânicas e regras dos jogos.

 

O Cultura Inglesa Festival conta mais uma vez com o apoio institucional do Visit Britain, órgão oficial de turismo da Grã-Bretanha.

Serviço

19º Cultura Inglesa Festival de 04 a 21 de junho de 2015

Entrada Gratuita

Em breve mais informações no site: festival.culturainglesasp.com.br

 

Sobre o Cultura Inglesa Festival

O Cultura Inglesa Festival é um festival anual de arte e entretenimento que fomenta a produção artística paulista e catarinense, promove a cultura britânica, apresentando artistas do Reino Unido, Irlanda e Brasil. Com muita música, cinema, espetáculos, exposições e convidados especiais, ele já faz parte do calendário cultural de São Paulo.

Sobre a Cultura Inglesa

A Cultura Inglesa é a maior rede de escolas de idiomas não-franqueadas do país, o que garante consistência na qualidade de ensino. Além de oferecer um programa de inglês global de primeira linha com componentes online exclusivos e quadros interativos, a Cultura Inglesa tem uma vasta gama de atividades culturais que incluem artes visuais, teatro infantil e adulto, dança, música pop e coral. Completando 80 anos em 2015, a Cultura Inglesa soma 39 unidades no estado de São Paulo e 4 unidades em Santa Catarina, atendendo a mais de 70.000 alunos, e um corpo docente de mais de 400 professores.

 

Exposição Fantástico Mundo Britânico

Data: de 04/06/15 a 21/06/15

Horário: De terça-feira a sexta-feira: Das 10h às 20h | Sábados, domingos e feriados: Das 10h às 18h

Local: Centro Cultural São Paulo – Rua Vergueiro, 1000, Paraíso – São Paulo/SP CEP 01504-000
Tel: 55 11 3397.4002 – Próximo à estação de metrô Vergueiro.
Sala de exibição: Piso expositivo Flavio de Carvalho

Modalidade de Ingresso: Gratuito / Sem Ingresso

Pagamento e formas de pagamento: Gratuito

Acessibilidade: Sim

Ar Condicionado: Não

Estacionamento: Não


Batalha Épica

Data: 06/06/15

Horários: Oficina de produção de espadas emborrachadas: das 14h às 17h |Disputa – das 17h às 18h30
Local: Centro Cultural São Paulo – Rua Vergueiro, 1000, Paraíso – São Paulo/SP CEP 01504-000
Tel: 55 11 3397.4002 – Próximo à estação de metrô Vergueiro.
Sala da atividade: A Oficina de Swordplay acontecerá no Anexo da sala Adoniran Barbosa e a apresentação da batalha de swordplay será realizada no Jardim Suspenso. Em caso de chuva, a apresentação da batalha acontecerá no espaço E. Missão.
Capacidade: 50 pessoas inscritas

Modalidade de Ingresso: Gratuito / Sem Ingresso – Necessária a inscrição prévia no próprio dia para oficina de produção de espadas 1 hora antes da atividade.

Pagamento e formas de pagamento: Gratuito

Acessibilidade: Sim

Ar Condicionado: Não

Estacionamento: Não

 

Geek Talk

Data: 06/06/15

Horário: Das 15h às 17h
Local: Centro Cultural São Paulo – Rua Vergueiro, 1000, Paraíso – São Paulo/SP CEP 01504-000
Tel: 55 11 3397.4002 – Próximo à estação de metrô Vergueiro.
Sala da atividade: Sala Adoniran Barbosa

Capacidade: 400 lugares

Modalidade de Ingresso: Gratuito / Com ingresso – retirada 1 hora antes da atividade
Pagamento e formas de pagamento: Gratuito

Acessibilidade: Sim

Ar Condicionado: Sim

Estacionamento: Não

 

Espaço Para Jogos

Data: 07/06/15

Horário: Das 10h às 18h

Local: Centro Cultural São Paulo – Rua Vergueiro, 1000, Paraíso – São Paulo/SP CEP 01504-000
Tel: 55 11 3397.4002 – Próximo à estação de metrô Vergueiro.
Salas das atividades:
Jogos de tabuleiros, dados e cards: Anexo da sala Adoniran Barbosa.
Jogo Just Dance: foyer do piso Flávio Império
Capacidade: Não há – Sujeito à lotação do espaço

Modalidade de Ingresso: Gratuito / Sem Ingresso

Pagamento e formas de pagamento: Gratuito

Acessibilidade: Sim

Ar Condicionado: Não

Estacionamento: Não

 

Desfile de Cosplay

Data: 07/06/2015

Horário: Inscrições para participação na atividade: Das 14h30 às 16h | Desfile de Cosplay: das 17h às 19h

Local: Centro Cultural São Paulo – Rua Vergueiro, 1000, Paraíso – São Paulo/SP

Tel: 55 11 3397.4002 – Próximo à estação de metrô Vergueiro.
Sala da atividade: Foyer do piso Flávio Império

Capacidade: Limite de 50 inscritos

Modalidade de Ingresso: Gratuito / Sem Ingresso – Necessária a inscrição prévia no próprio dia

Pagamento e formas de pagamento: Gratuito

Acessibilidade: Sim

Ar Condicionado: Não

Estacionamento: Não

 

 

REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/culturainglesa

Facebook: https://www.facebook.com/culturainglesasp?fref=ts

Youtube: https://www.youtube.com/user/culturainglesa

Google+: http://bit.ly/CIFgoogleplus

 

IMPRENSA – Cultura Inglesa Festival

Edelman Significa

 

Luciana Stabile – assessoria1@edelmansignifica.com

Tel: (11) 30603368

Mariana Gamero – assessoria2@edelmansignifica.com

Tel: (11) 30607780

Mariana Pellini – mariana.oliveira@edelmansignfica.com

Tel: (11) 3060-3151

You may also like...

Deixe um comentário