Hideo Kojima ganhará o prêmio “Realização de Vida” na Brasil Game Show 2017

Hideo Kojima (小島 秀夫, Kojima Hideo, 24 de agosto de 1963) é um designer japonês de jogos eletrônicos que trabalhou para a Konami.

Foi vice-presidente da Konami Computer Entertainment Japan e é o diretor-executivo e chefe de estúdio da Kojima Productions, que foi fundada em 2005 por ele, Hideo é o criador e diretor de várias séries de jogos populares, incluindo a série Metal GearSnatcherPolicenauts, além de Zone of the Enders e Boktai.

Kojima é constantemente reconhecido por fãs e especialistas da indústria de videogame como um dos mais influentes e inovadores diretores e roteiristas de jogos eletrônicos de todos os tempos, bem como estrelando em várias listas de top 10 diretores, Em 2008, a Next-Gen o colocou na sétima posição na sua lista de “Hot 100 Developer 2008”, enquanto que foi premiado com o “Lifetime Achievement Award” na MTV Game Awards 2008 e também homenageado com um “Lifetime Achievement Award” na Game Developers Conference de 2009.

 

Nascido em Setagaya, Tokyo, sua família mudou-se para Kobe quando tinha três anos de idade. Inicialmente tendo ambição de tornar-se um diretor de cinema, juntou-se à produtora de jogos para o computador japonês de 8 bits MSX,Konami, em 1986 como Designer.

Ele pensava tanto em como seriam seus jogos que seus colegas de trabalho brincavam “Por que você não termina um jogo antes de morrer?” O primeiro no qual ele trabalhou foi Penguin Adventure, como diretor assistente.

O primeiro que ele realmente desenvolveu foi Lost World, um jogo de plataforma estrelado por uma lutadora mascarada, em 1986. Mas a Konami cancelou o projeto;)

 

Seu primeiro jogo lançado foi Metal Gear, para MSX2. Lançado em 1987 foi um sucesso de crítica, tendo sido aclamado em praticamente todo o mundo, com exceção dos EUA — País este onde o MSX não encontrou espaço comercial devido ao domínio do console de 8 bits NES, (também conhecido como Famicon no Japão). Dessa forma, muitos americanos não jogaram Metal Gear até ele ser lançado para o Nintendo Entertainment System, e mesmo assim o jogo passou por várias mudanças durante o processo de conversão no qual Kojima não esteve diretamente envolvido.

Era estrelado por Solid Snake, um soldado novato mandado para a fortaleza de Outer Heaven para deter um tanque nuclear bípede conhecido como Metal Gear. Ficou conhecido como o primeiro jogo de ação “Stealth”, no qual o jogador é encorajado a evitar embates diretos com o inimigo (Isso era devido a limitações gráficas do MSX, pois o hardware gráfico não suportava muito bem o rolamento da tela e também não conseguia exibir muitos objetos em movimento).

Ele também foi responsável, em 1988, pela criação do aclamado Snatcher, jogo de aventura cyberpunk que se passa durante o ano de2033(Dependendo da versão), e tem temática ligada a Guerra Fria.

Em 1990 ele lançou Metal Gear 2: Solid Snake para MSX somente no Japão. Foi muito aclamado no Japão pelo seu modo sofisticado e historia intrincada, já que adicionou muitas mudanças significativas na série Metal Gear, muitas depois levadas a Metal Gear Solid.

Foi dada muita importância à caracterização do cast e muita ênfase a historia através das “Cut-Scenes” que tratavam sobre os efeitos da guerra. Outras mudanças foram: a melhora na IA, a habilidade de rastejar, a adição do radar entre outras coisas. Apesar do sucesso no Japão, ele foi lançado no ocidente apenas em 2006, como bônus de Metal Gear Solid 3: Subsistence.

Kojima refez Snatcher em 1992 para PC-Engine com o título de Snatcher CD-ROMantic (Que depois seria levado ao Sega CD, a única versão lançada em inglês) Também fez o design de Policenauts, um jogo adventure com temas noir  e de ficção científica que se passa em uma colônia espacial (Muitas vezes lembrado como a sequência “Espiritual” de Snatcher) em 1994; Snatcher e Policenauts foram considerados grandes sucessos no Japão.

 

Com o lançamento de Metal Gear Solid para Playstation em 1998, Kojima tornou-se uma celebridade internacional entre os gamers. Metal Gear Solid foi o primeiro jogo da série a ter gráficos 3D e dublado por atores, o que deu ao jogo uma experiência mais cinemática. MGS foi muito aclamado pela sua jogabilidade apurada, personagens e roteiro, que falava de temas como proliferação nuclear e engenharia genética.

 

Virá ao Brasil para receber o prêmio “Realização de Vida” na Brasil Game Show 2017. A feira acontece entre os dias 11 a 15 de outubro.

O anuncio foi feito pelo próprio Kojima (em japonês) e a desenvolvedora, Kojima Productions fez o Tweet em português do Brasil:

Fonte:wikipedia/JovemNerd

You may also like...

Deixe um comentário