Greenk Tech Show 4 a 6 de Outubro 2019

Um Torneio ambiental e lúdico 
No Torneio Greenk Intercolegial, os estudantes competem em quatro categorias: Arrecadação de Lixo Eletrônico, Torneio de Games, Torneio de Projetos e Torneio Cosplay – categoria adicionada este ano a pedido dos alunos.

A categoria principal é a de Arrecadação de Lixo Eletrônico, onde todas as escolas participantes se tornarão pontos de coleta temporários de lixo eletrônico e seus alunos irão mobilizar a coleta junto às famílias e a sociedade. Cada quilo de lixo eletrônico equivale a um ponto, premiando a escola que conseguir coletar o maior volume.

As outras categorias lúdicas valerão pontos adicionais para as escolas. No Torneio de Games, os alunos competem em duas modalidades: Just Dance, jogo de coordenação motora, e o jogo de estratégia, League of Legends (LoL). No Torneio de Projetos, os estudantes inscrevem trabalhos que envolvem temas como meio ambiente, sustentabilidade, reciclagem e tecnologia, para serem apresentados nos palcos do Greenk Tech Show. No Torneio Cosplay, os alunos podem demonstrar toda a sua criatividade e habilidade “Maker” em um desfile de caracterização de personagens e performances.

As disputas dos torneios que envolvem as categorias lúdicas, e suas respectivas premiações, acontecerão na 3ª edição do Greenk Tech Show, o principal festival de tecnologia e sustentabilidade do Brasil, em agosto no Anhembi.

Economia Circular e inclusão digital
Todo o lixo eletrônico descartado corretamente é recolhido e transportado por empresas certificadas e homologadas pela GREEN Eletron, uma entidade fundada pela Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica) para promover a Economia Circular dos eletrônicos no Brasil.

Depois disto, há uma triagem e tudo o que estiver em condições de uso é encaminhado para o INAC, a principal unidade do programa CRCs (Centros de Recondicionamento de Computadores), do MCTIC. Lá, os equipamentos serão remanufaturados e doados para escolas públicas. Em 2018, o Movimento Greenk realizou uma doação de mais de 53 computadores para escolas públicas, ajudando a promover a inclusão digital. Já os produtos e peças que estiverem fora de uso seguirão para empresa ambiental certificada, a Sinctronics, que irá desmontá-los para que os diferentes materiais sejam reinseridos na cadeia produtiva como matéria-prima, sem descarte no meio ambiente.

No Dia Mundial do Meio Ambiente, a escola Sônia Rita, de Itatiba, interior de SP, se une ao Movimento Greenk e promove uma passeata junto com o apitaço, para chamar a atenção da população para a conscientização ambiental e do descarte correto do Lixo Eletrônico. 

O Movimento GREENK, que reúne apaixonados por tecnologia com consciência ambiental, nasceu há dois anos para conscientizar e mobilizar a população para o descarto correto do lixo eletrônico (e-lixo), realiza a 2ª edição do Torneio Greenk Intercolegial, a maior campanha de mobilização de escolas públicas e particulares para a coleta e descarte correto de lixo eletrônico da América Latina.
 
O Torneio Greenk, que já conta com a participação de mais de 150 escolas de todo o estado de São Paulo, vai até o mês de agosto e seu encerramento será uma das atrações do evento Greenk Tech Show. A expectativa é mobilizar cerca de 200 mil alunos, entre 13 a 18 anos, em uma campanha educacional ambiental. Este ano, a meta é captar e destinar corretamente mais de 220 toneladas de lixo eletrônico.
Em 2018 impactamos 80 mil alunos,  arrecadamos 79,4 toneladas de lixo eletrônico e entregamos mais de 50 máquinas remanufaturadas para renovação dos laboratórios de informática nas Escolas que melhor desempenharam no ranking do Torneio. 
 
“Como o descarte correto de lixo eletrônico propicia um aprendizado prático da Economia Circular e contribui para seis dos Objetivos Sustentáveis da ONU, contamos com uma expressiva participação das escolas de nossa rede associada”, ressalta Eliana Baptista Pereira Aun, Diretora Geral do Colégio Guilherme Dumont Villares e Coordenadora Regional da Rede PEA/UNESCO, responsável pelo engajamento da instituição com a causa em todo o Brasil.
 
 
Te convidamos para acompanhar o Movimento GREENK e todas as iniciativas acessando o site www.greenk.com.br.
Dia :4 de Outubro às 12:00 – 6 de Outubro às 18:00
Local : Anhembi Parque
Av. Olavo Fontoura, nº 1.209 – Santana,  São Paulo


Fonte: GreenkTechShow / GEP Comunicação

You may also like...

Deixe um comentário