Entrevista com a Letícia Iriela

10509769_885018078189364_8636544831106785206_n

OG : Bem, inicialmente muito obrigado por conceder um pouco do seu tempo. Para começarmos poderia nos dizer o seu nome e idade? 

Ayrisu : Olá a todos, meu nome é Letícia e tenho 23 anos, mas me chamam de Ayrisu ou Irelia. Eu quem agradeço pelo espaço.

 

OG :  No momento você trabalha, estuda ou faz faculdade?

Ayrisu : Divido meu tempo entre trabalhar e estudar. Faço Design gráfico e pintura digital, e trabalho em um hospital publico, o pouco tempo que me resta eu dedico ao cosplay e outros hobbys.

 

OG : Quando foi o seu primeiro contato com animes?

Ayrisu : Eu era muito pequenininha quando comecei a assistir animes, assistia com meu pai os animes exibidos na rede manchete e fui crescendo acompanhando os que passavam em tv fechada.

Acho que posso dizer que acompanho animes desde que me lembro por gente, já que tenho boas lembranças dessa época.

 

OG : Animes você tem algum, ou quais são seus preferidos?

Ayrisu : Meu anime predileto é Saint Seiya (Cavaleiros do Zodíaco) mas também gosto muito de One Piece e Digimon (as primeiras temporadas).

 

 

OG : Todo mundo tem uma história para começar, você começou a fazer cosplay por influência ou porque você teve a ideia por si mesma?

Ayrisu : Eu sempre tive vontade de fazer cosplay, desde que eu soube do hobby, mas não tinha coragem e conhecimento, então achava que não era algo para mim, sabe? Eu fiz dois cosplays simples, por assim dizer, “de armário”, e no segundo eu quase não fui reconhecida, apesar de ser um personagem popular, fiquei totalmente desanimada com isso, mas logo depois fiz amizade com uma cosplayer que me motivou a continuar e sonhar com projetos.

 

OG : Qual foi o seu primeiro cosplay? E quais foram suas motivações para continuar a fazer seu trabalho? E dentre todas , qual foi a maior dificuldade que você encontrou?

Ayrisu : Meu primeiro cosplay foi um super improvisado do personagem Luffy do anime One Piece, na versão feminina.  

Fiz ele para entrar em um evento que fui com duas amigas, de Maid, e achei incrível o quanto foi divertido usá-lo. Eu me sentia super desmotivada por não ser do tipo de menina bonitinha e fofinha que vemos nos eventos, até porque faço cosplayers de personagens masculinos, então não chamo muita atenção, o que me motivou mesmo foi o carinho, amizade e o reconhecimento que tive de outros cosplayers.

A maior dificuldade que encontrei com cosplay não foi nem planejar e fazer o projeto, foram decepções de algumas pessoas em que confiei e acabaram por me magoar, mas isso passa, sempre encontraremos pessoas boas e ruins em nossos caminhos.

 irelia editada 1

 

OG : Você faz seus próprios Cosplays? Exemplo: Roupa, acessórios, armas, armaduras e etc …

Ayrisu : Eu faço boa parte dos acessórios e armas dos meus cosplays. Infelizmente ainda não sei costurar, então eu encomendo as roupas, e quando a arma é um pouco mais detalhada eu a encomendo, caso que só aconteceu uma vez por enquanto.

Admiro demais aquelas pessoas que fazem 100% do cosplay sem precisar encomendar algo pronto, e ainda fazem com detalhes lindos. Até o momento tenho apenas um personagem que eu o fiz por completo, sem necessitar de muita ajuda.

 

OG : De todos os seus Cosplay , qual o seu favorito?

Ayrisu : Não que eu tenha muitos cosplays, sou iniciante, mas o meu preferido, até o momento, é a única personagem feminina que eu fiz até, a Irelia de League of legends, por ser uma personagem que eu amo demais e pela dificuldade.

 

OG : Qual a sensação ao finalizar seu cosplay? Você é muita assediada em eventos em questão de pedirem fotos suas?

Ayrisu : Acho que a sensação mais gostosa não é nem a de finalizar o cosplay, porque como eu ainda sou leiga, sempre melhoro alguma coisa após usá-lo, a sensação mais gostosa é usar o cosplay no evento e ver que realmente deu certo. Quase não sou assediada, acho, porque como eu disse, eu gosto mais de fazer cosplay e usar roupas masculinas, mas fico extremamente feliz quando pedem fotos comigo.

 

OG : O que o mundo cosplay trouxe de bom para a sua vida pessoal ?

Ayrisu : Me deu mais motivação para fazer as coisas. Antes eu não me sentia uma pessoa bonita, era insegura e achava que não sabia fazer nada.

Hoje me sinto melhor comigo mesma e fico super animada em tentar fazer algo novo, além de ser muito bem gratificada com meu trabalho, mesmo começando agora. Foi realmente um ganho muito grande pessoalmente.

 59464_591274494321872_2822521403159727606_n

OG : Você se arrependeu de algum cosplay que fez? Ou pensa que poderia ter melhorado algum?

Ayrisu : Não me arrependo de nenhum cosplay, pois todos os que eu fiz são de personagens que eu amo demais. Nunca estou satisfeita com os primeiros resultados, sempre penso que devo melhorar para algum próximo evento, exemplo a minha Irelia que eu já a reformei quase por completo três vezes e vou melhorar mais algumas coisas, a maioria por haver mudanças recentes na armadura da personagem.

 

OG : O que seus pais acham de você fazer cosplay? Houve algum preconceito por parte deles ou dos seus amigos?

Ayrisu : Meus pais são separados e moro com minha mãe. Ela sempre foi muito preconceituosa com tudo, então tive que enfrentar um grande desafio com ela.

Até hoje enfrento pois ela não gosta nenhum pouco, mas pelo menos as ofensas que ela dirigia a mim acabaram. Meu pai não se mete mas sempre pede pra ver as fotos dos personagens que eu faço e acha até bonito.

Fora o preconceito da minha mãe em casa, eu já sofri no trabalho uma vez quando um grupo de meninas encontraram algumas fotos em meu perfil no facebook, mas não liguei muito, afinal também tinha amigos que me defendiam lá e elogiavam meu trabalho.

 

OG : Algum personagem em vista para um futuro cosplay ?

Ayrisu : Atualmente estou com alguns projetos em mente para esse ano, como por exemplo o personagem Tai do anime Digimon e, futuramente,  todas as skins da Irelia.

 

OG : Você já participou de algum concurso ou, Já ganhou algum prêmio? Se sim, qual?

Ayrisu : Sim, participei duas ou três vezes. Não gosto nada de competição porque sempre vou ficar decepcionada ao perder, apesar de achar justo o resultado final.

Eu ganhei uma apresentação na categoria livre do animaABC com minha amiga Layze Michelle, estávamos de Sheik e Princesa Zelda e ganhamos o terceiro lugar. 

 

OG : As pessoas já te reconheceram fora dos eventos como cosplayer? Ou nos evento sem que você estivesse com cosplay?

Ayrisu : Com cosplay sempre me reconhecem, aliás, fico tão feliz quando alguém sai gritando “Irelia, Irelia” mesmo eu não estando com o cosplay da personagem.

Agora sempre é engraçado quando eu tiro o cosplay porque pouquíssimas pessoas me reconhecem, principalmente quando estou com algum personagem masculino. O dia que mais achei engraçado foi quando combinei uma dupla com um amigo e cheguei super atrasada, lá ele estava com outros amigos e os cumprimentei, mais tarde quando estava sozinha com esse amigo o mesmo me contou que os amigos dele comentaram “Nossa, porque você não me disse que estava com a Letícia? Porque não disse que a conhecia? Eu adoro a Irelia dela”.

Pode parecer pequeno, mas pra mim aquilo foi muito gratificante.

10937587_827345037311385_603818831_n

OG : Você gosta de música japonesa também, Ou você curte mais outros estilos, Quais são seus cantores(as) ou bandas favoritas?

Ayrisu : Pode parecer estranho, mas eu não gosto de ouvir música.

Ok, podem me bater (risos). Eu gosto mesmo de ficar em silencio, ou raramente ouvindo algumas OST de jogos que gosto, mas é pouco.

A única exceção é quando estou trabalhando em algum projeto de cosplay, ai gosto de ouvir as musicas da Lindsey Stirling.

 

OG : Como hobby o que você gosta de fazer quando não esta nos eventos de cosplay ?

Ayrisu : Gosto de jogar, quando não estou mexendo com cosplay. E basicamente faço apenas isso quando não estou com cosplay, afinal, infelizmente eu tenho pouco tempo por conta do trabalho e faculdade. Não sou muito de sair de casa e muito menos ir pra festas, sou bem caseira.

 

18)OG : Você curte games? Joga algum online ou console? Se sim, qual é seu jogo favorito?

Ayrisu : Curto bastante jogar alguns games, apesar de também ser meio chata para isso. Online apenas League of Legends ou Smite, já que meu pc é algo bem limitado.

Agora consoles, sou nintendista de coração. É difícil eu dizer um jogo favorito, mas os que eu mais gosto são Kingdom Hearts 2, The Legend of Zelda: Twilight Princess e Metroid Other M. Metroid é minha franquia favorita.

 

 

OG : Já aconteceu alguma coisa engraçado ou inusitada com você em um evento ?

Ayrisu : Sempre quando eu encontro um amigo é de uma forma bem engraçada, pois gosto muito de ficar de zoeira com eles, mas o mais engraçado foi quando, numa brincadeira com uma amiga que estava fazendo cosplay de Levi Rivaille (shingeki no kyojin), encontramos alguém com uma peruca do personagem Jean Kirstein (do mesmo anime) e eu, apesar de estar com uma roupa completamente diferente, decidi brincar tirando fotos, já que a sala de um amigo fotografo estava vazia.

Ela me pediu pra tirar os sapatos e os acessórios do cosplay que eu estava e eu estava usando meias de coraçãozinho rosa, então todas as fotos as minhas meias ficaram super engraçadas com aquela cara do personagem.

 

 

OG : Qual é a sua opinião sobre os cosplays atualmente? Você acha que eles melhores ou piores?

Ayrisu : Minha sincera opinião é que os cosplayers de hoje em dia estão muito melhores na aparência e quase podres por dentro.

Conheço muita gente boa e foi assim que conheci muitos amigos, mas a cada dia vejo uma briga e discussão nova.

Como está mais acessível se fazer cosplay hoje em dia e todos que buscam informação acham, só faz cosplay “feio” quem quer, digo isso por experiencia própria.

Acho que cada um tem que se preocupar com o próprio projeto e deixar o “amiguinho” de lado, coisa feia ficar fazendo intriga e um querer aparecer mais que o outro. Cosplay é diversão e seria bem mais divertido se as pessoas compreendessem mais o lado do outro.

 

 

OG : Por fim, muito obrigado pela sua participação e por nos ceder essa entrevista. Se você quiser, deixe uma mensagem para seus fãs e amigos!

Ayrisu : Novamente eu quem agradeço por esse espaço. Ahm, acho que eu não tenho fãs, então queria agradecer de coração ao meu namorado, que sempre me ajuda a fazer cada um dos meus cosplays e a todos os amigos que eu quero tão bem e sempre me incentivam mais e mais e me divertir assim. E quem tiver vontade de fazer algum cosplay, mas se sente inseguro, faça! Se divirta fazendo e o usando no evento, eu não me arrependo da decisão de começar com esse hobby e até fico me perguntando por que não comecei antes.

10951891_707001286082525_849607223_n

You may also like...

Deixe um comentário