SP GANHA 1° PONTO PÚBLICO DE COLETA DE LIXO ELETRÔNICO

Inauguração aconteceu no Parque Ibirapuera. Parceria entre o Movimento Greenk,
Principado de Mônaco e a Prefeitura de São Paulo viabilizou iniciativa pioneira no país.
Outros 14 pontos de coleta serão instalados em parques e prédios públicos da cidade.

A cidade de São Paulo ganhou nesta segunda-feira, 14 de maio, seu primeiro ponto público de coleta de lixo eletrônico. A inauguração aconteceu no Parque Ibirapuera, o mais visitado da América Latina, e é uma iniciativa conjunta do Movimento Greenk (criado para conscientizar e mobilizar a sociedade para o descarte correto do lixo eletrônico), o Principado de Mônaco e a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente.

Alunos do colégio Guilherme Dumont Villares, associado à UNESCO, realizaram o primeiro descarte de lixo eletrônico no ponto de coleta do Parque Ibirapuera.

Além do Ibirapuera, outros parques da cidade receberão pontos públicos de coleta, em uma iniciativa inédita no país, como os parques Trianon e Mario Covas, na região da Paulista, parques do Carmo e da Vila Guilherme, entre outros (veja relação completa dos parques abaixo). “Percebemos que não adianta apenas informar e convocar a população para o descarte correto. É necessário envolver o poder público e a iniciativa privada para que, todos juntos, possamos começar a mudar a realidade do descarte do lixo eletrônico no nosso país”, afirma Fernando Perfeito, do Movimento Greenk.

A parceria entre o Movimento Greenk e o Principado de Mônaco viabilizou a iniciativa sem nenhum custo aos cofres da cidade. “O Principado de Mônaco está super honrado em fazer parte desta iniciativa. Para nós, é uma satisfação enorme presentear a cidade com os quinze coletores. O Principado é muito engajado com causas sustentáveis por acreditar que estas ações fazem a diferença no mundo. Agora esperamos o engajamento também da população para que todo este trabalho alcance o resultado merecido. Então, convidamos todos os paulistanos a participarem da iniciativa e se envolverem, para juntos fazermos a diferença aqui na cidade de São Paulo”, convoca Gisele Abrahão, Diretora da GVA, empresa de comunicação e marketing do Escritório de Turismo de Mônaco no Brasil.

O Secretário do Verde e do Meio Ambiente, Eduardo de Castro, destacou a importância das instalações dos pontos públicos de coleta para a cidade. “Este é um dia muito importante para a Prefeitura de São Paulo. A custo zero para o município, vamos instalar ao todo 15 pontos de coleta, entre parques e prédios públicos da cidade. Uma preocupação com a sustentabilidade e o futuro das nossas crianças”.

Serão coletados computadores (notebooks e CPUs), impressoras, celulares, tablets, monitores, acessórios , cabos e equipamentos eletroeletrônicos de pequeno porte.

O lixo eletrônico descartado nos coletores e nas iniciativas do movimento Greenk será recolhido e transportado por empresas certificadas e homologadas pela GREEN Eletron, uma entidade fundada pela Abinee – Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica para promover a economia circular dos eletrônicos no Brasil.

Depois disto, haverá uma triagem e tudo o que estiver ainda em condições de uso será encaminhado aos Centros de Recondicionamento de Computadores (CRCs), do projeto do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Nos CRCs, os equipamentos serão remanufaturados e doados para escolas públicas promovendo a inclusão digital. Já os produtos e peças que estiverem fora de uso seguirão para empresa ambiental certificada, que irá desmontá-los para que os diferentes materiais sejam reinseridos na cadeia produtiva como matéria-prima.

O coletor de e-lixo foi desenvolvido pelo Movimento Greenk conjuntamente com a GREEN Eletron, através do aprimoramento das experiências anteriores da instituição, com um design mais compacto e atraente. “Esperamos com esta parceria estimular a instalação de mais pontos de mais pontos de coleta não só no estado de São Paulo mas por todo o Brasil”, ressaltou Ademir Brescansin, Gerente de Sustentabilidade e representante da GREEN Eletron.

Dados da Organização das Nações Unidas (ONU) situam o Brasil na segunda colocação, em um ranking dos países das Américas, na produção de e-lixo, com 1,5 milhão de toneladas/ano, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.

Pontos de coleta
O plano de cooperação firmado entre a Prefeitura, o Movimento Greenk e o Principado de Mônaco prevê o projeto de implantação e operação de pontos de coleta de lixo eletrônico na cidade de São Paulo, por um ano. Confira a relação de de parques municipais que receberão os pontos de coleta:

1) Parque Ibirapuera – Av. Pedro Álvares Cabral, s/n

2) Parque Trianon – Rua Peixoto Gomide, 949

3) Parque Prefeito Mario Covas – Avenida Paulista, 1853

4) Parque da Independência – Avenida Nazareth, s/n

5) Parque do Cordeiro Martin Luther King – Rua Breves, 968

6) Parque Lina e Paulo Raia – Rua Volkswagen, s/n

7) Parque Buenos Aires – Av Angélica, 1.500

8) Parque do Povo – Av. Henrique Chamma, 420

9) Parque da Aclimação – Rua Muniz de Souza, 1.119

10) Parque Burle Marx – Av. D Helena Pereira de Moraes, 200

11) Parque Piqueri – R. Tuiuti, 515

12) Parque do Carmo – Av. Afonso de Sampaio e Sousa, 951 – Itaquera

13) Parque Vila Guilherme /Trote – Rua São Quirino, 905

14.) Secretaria do Verde e Meio Ambiente –  R. do Paraíso, 387 – Paraíso

15.) Câmara Municipal de SP –  Viaduto Jacareí, 100 – Bela Vista

Saiba mais sobre o Movimento Greenk
O Movimento Greenk foi criado para conscientizar a sociedade sobre a importância do descarte correto do lixo eletrônico, principalmente do e-lixo das chamadas linhas verde e marrom (computadores, smartphones, tablets, fios, baterias, carregadores, monitores, aparelhos de tv e rádio, entre outros). Greenk é a junção das palavras “Geek” (apaixonado por tecnologia) com “Green” (verde e meio ambiente). A ideia é exatamente esta: reunir diversas atrações do universo geek, como tecnologia, games, youtubers, cosplays, moda, atitude, música, drones, para conscientizar e mobilizar as pessoas para o descarte correto do e-lixo.


Greenk Tech Show 2018

A 2ª edição do Greenk Tech Show, o maior festival de tecnologia e sustentabilidade do Brasil, acontecerá de 25 a 27 de maio no Anhembi, com uma meta de arrecadação de e-lixo de 10 toneladas.

Para isso, serão apresentadas várias atrações, como Experiências tecnológicas, Games, Torneio entre Escolas, Youtubers, Cosplayers,Drones, entre muitas outras. Mais uma vez, toda a família será convocada a descartar o seu e-lixo na entrada do evento.

De acordo com as normas da Economia Circular, todo o e-lixo arrecadado, passível de recuperação, será encaminhado ao Centro de Recondicionamento de Computadores do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTIC),para serem utilizados em programas de inclusão digital.

 

 

 

 

 

 

You may also like...

Deixe um comentário