Bienal do Livro de São Paulo: inventores muçulmanos e primeira HQ brasileira sobre o Islam

A Federação das Associações Muçulmanas do Brasil – FAMBRAS é presença confirmada na 26ª edição da Bienal Internacional do Livro de São Paulo, evento que acontecerá na capital paulista entre os 2 e 10 de julho, no Expo Center Norte. Em seu estande, haverá dois grandes destaques que prometem agradar pessoas de todas idades. Uma delas é a exposição das grandes invenções criadas por muçulmanos que beneficiam a humanidade até os dias de hoje. E a outra é o gibi “Khalil”, que já está em sua oitava edição e foi criado especialmente pensando nas crianças e pré-adolescentes.

Sobre os inventores muçulmanos, fala o vice-presidente da Federação, Ali Hussein El Zoghbi. “São grandes mulheres e homens que contribuíram com ciências como a Astronomia, Aviação, Engenharia, Medicina, Navegação, Filosofia, Arquitetura e Matemática, entre outras”, diz. “Será possível, por exemplo, conhecer Mariam Al-Ljliya, uma das mais importantes mulheres do Islam e do mundo árabe. Ela criou o astrolábio, equipamento amplamente utilizado na navegação e na astronomia que serviu de base para o GPS que hoje tanto nos auxilia”.

Zoghbi cita também outro destaque, Ibn Firnas. No século IX, ele foi o primeiro homem a tentar voar – criou um planador que imitava as asas dos pássaros. “A partir de seus estudos, foi criado, adiante, o avião, um meio de transporte indispensável para a humanidade”.

Khalil – A FAMBRAS também levará à Bienal o gibi “Khalil”, primeira HQ brasileira que fala sobre o Islam e que já está na oitava edição. Khalil é um pré-adolescente brasileiro e muçulmano. Vive muitas aventuras com sua turma e, sempre que tem oportunidade, fala sobre sua religião.

A cada edição, o gibi aborda um tema atual que requer reflexão de toda a sociedade. Já falou sobre intolerância religiosa, a importância da solidariedade, o impacto do lixo urbano, a acessibilidade e o desperdício de alimentos. “O conteúdo de altíssima relevância promove importantes discussões nos ambientes familiar e escolar. Também nos ajuda a combater estereótipos, preconceito e desinformação sobre a religião islâmica e os muçulmanos junto a crianças e pré-adolescentes”, completa Zoghbi.

Além da conhecer os inventores muçulmanos e o gibi Khalil, os visitantes poderão elucidar suas dúvidas sobre o Islam e levar para casa materiais informativos. “É uma oportunidade para mostrar o que nossa religião prega, como a paz e a caridade”, completa o vice-presidente. “Por meio da informação, nossa intenção é desmistificar a religião islâmica e combater preconceitos e estereótipos. Eventos como a Bienal colaboram bastante com essa nossa missão”.

Sobre a FAMBRAS

Fundada em 1979, a Federação das Associações Muçulmanas do Brasil – FAMBRAS é uma referência em se tratando do Islam no Brasil – uma religião que conta com 1,9 bilhão de fiéis no mundo de acordo com dados do Instituto Pew Research Center.

A FAMBRAS atua nos âmbitos religioso, social, cultural, econômico e diplomático por meio de projetos educacionais, culturais e assistenciais – tanto em benefício dos muçulmanos como de pessoas em situação de vulnerabilidade social. Outra missão é combater o preconceito aos muçulmanos por meio da informação.

You may also like...