Origem vem de Monster , de Naoki Urasawa, um dos vilões mais assustadores dos manás. O sobrenome da família que adotou acabou tornando Johan Conhecido.
Ele tomou um tiro na cabeça , e o Doutor Kenzo Tenma escolheu operá-lo em vez de um político, mal sabia o médico que aquele garoto viria a se tornar alguém tão monstruoso.
Além de atirar muito bem, manejar com perícia explosivos e armas brancas, tem em sua inteligência e racionalidade seus principais atributos, pois é com elas que persuade todas as pessoas ao seu redor a agir da maneira que quer.
Sua lábia, presença e carisma beiram a paranormalidade a ponto de o cara se autoproclamar o novo Adolf Hitler.
Motivação não é à toa que tanto o anime quanto no mangá começam com uma citação bíblica que se refere ao anticristo, Johan encarna a maldade pura e é totalmente desprovido de compaixão pelo restante da humanidade.
Seu objetivo maior é matar a todos (mesmo) e caminhar pelo mundo como o último humano da terra, que sede de sangue.
O Doutor Kenzo Tenma não seria exatamente um inimigo, pois salvou a vida de Johan ainda garoto (como agradecimento, o vilão matou alguns desafetos do médico sem ele saber) Mas, como é médico quem decide perseguir o assassino pelos 18 volumes do mangá Monster, pode-se cravar que ele se tornou o seu principal adversário.
É culpado de centenas (talvez milhares) de mortes, de induzir pessoas ao suicídio a assassinatos com as próprias mãos, Uma de suas ações mais terríveis ocorreu no Kinderheim 511, uma espécie de orfanato com fins militares.
Johan ainda criança, convenceu todos os internos a se rebelarem e lutarem até a morte, Só ele sobreviveu.
O mangá Monster teve anime de muito sucesso no japão, exibido entre 2004 e 2005, Nos 74 Episódios que compõem o desenho, a história toda criada por Naoki Urasawa é transposta para a tela da televisão, inclusive a personalidade de Johan Liebert.
Por isso ele aparece no topo de diversos rankings dos personagens mais cruéis das animações japonesas de todos os tempos.
Fonte:MEstranho.