Dreamcast completará 16 anos .

Dreamcast (em japonêsドリームキャスト; os codinomes foram “Blackbelt”, “Dural” e “Katana” durante o seu desenvolvimento) foi o últimoconsole de videogames da Sega e o sucessor do Sega Saturn. Com o objetivo de recuperar o mercado dos consoles com um sistema de sexta geração, foi criada por forma a bater tecnologicamente o PlayStation da Sonye a Nintendo 64.

Era a console mais avançado de sua época e o mais completo de sua geração. Mesmo tendo sido considerada um console que se encontrava “bastante à frente do seu tempo” (foi lançado 15 meses antes doPlayStation 2 e três anos antes do GameCube e do Xbox), ela falhou em ganhar “força” suficiente antes do lançamento do PlayStation 2 em Março de2000. No entanto, apesar das faltas do console em Europa e Americano Norte, o Dreamcast foi uma grande sucesso no Japão.

O desenvolvimento do Dreamcast iniciou-se pela produção de dois projetos diferentes: O projeto Black Belt foi desenvolvido pela Sega americana em conjunto com a 3Dfx, enquanto a Sega Japonesa desenvolveu o projeto Dural em conjunto com a NEC e a Hitachi. No final o projeto Dural acabou sendo escolhido, o que levou o time de desenvolvimento do Black Belt a se desligar da SEGA. Posteriormente, o projeto Dural foi renomeado Katana, até finalmente receber seu nome definitivo: Dreamcast (contração de “dream broadcast”, “transmissão de sonhos”).

 

O lançamento do Dreamcast no Japão em 27/11/1998 foi um sucesso, esgotando as 150.000 unidades disponíveis em um único dia. Nos Estados Unidos o Dreamcast bateu o recorde de vendas de todos os consoles até hoje, com 500.000 unidades só na data de lançamento, em 9/9/1999. NoBrasil o aparelho foi lançado pela Tec Toy em outubro de 1999.

Diversas empresas desenvolveram jogos para o Dreamcast. Houve inclusive o apoio da Microsoft, que desenvolveu para o Dreamcast um kit de desenvolvimento baseado no Windows CE, que permitia portar jogos da plataforma PC para o console com mais velocidade e facilidade.

Em abril de 2001 a SEGA anunciou uma mudança de planos, onde estaria desenvolvendo jogos para os outros videogames disponíveis no mercado. Com isso o Dreamcast estava sendo oficialmente descontinuado. Apesar da boa participação no mercado americano e europeu, a forte concorrência da Sony Playstation 2 e os seguidos anos de prejuízo aliado às baixas vendas no mercado japonês ajudaram para que isso acontecesse.

Novos consoles possuíam processadores mais potentes e usavam o novo tipo de disco de mídia, o DVD. Nos meses que se seguiram, diversos jogos em desenvolvimento tanto pela SEGA quanto por outras empresas foram cancelados, mas o desenvolvimento de novos jogos ainda acontecem – apesar de raros, e concentrados no mercado japonês. Fortes comunidades de desenvolvimento caseiro para o Dreamcast, utilizando um Kit de desenvolvimento também caseiro, chamado KallistiOS, ainda estão em funcionamento e trabalham em diversos jogos, emuladores e aplicações que dão um sobrevida ao console.

TOP10_Dreamcast

O Dreamcast teve sucesso razoável, apesar do alto preço, chegando a 20.000 unidades após 10 meses . A Tectoy parou de importa desde 2006, quando foi retirado de linha no Japão. Em 2006 revelaram seus jogos mais vendidos no Brasil:

  1. Sonic Adventure
  2. Sonic Adventure 2
  3. Sonic Shuffle
  4. Blue Stinger
  5. Monaco Grand Prix
  6. Tomb Raider: The Last Revelation
  7. The King of Fighters Dream Match ’99
  8. Hydro Thunder
  9. Resident Evil Code: Veronica
  10. Virtua Striker 2
  11. Sega Rally II

 

Em sua curta vida, o Dreamcast recebeu cerca de 350 jogos (nos EUA). Além de jogos feitos pela própria Sega (Sonic AdventureShenmueSkies of Arcadia), houve certo apoio de empresas externas (Dead or Alive 2, da TecmoSoul Caliburda Namco, as séries Resident EvilPower Stone e Street Fighter da Capcom), embora algumas como Electronic Arts eSquare não tenham colaborado. Por ter jogos de destaque nos diversos gêneros, o Dreamcast ainda possui um bom número de fãs. No Japão, estima-se que o Dreamcast possua mais de 800 jogos lançados, e ainda em 2011 há jogos de pequenas empresas a serem lançados oficialmente.

Dentre os títulos que mais fizeram sucesso em partidas online, destacam-se Quake III ArenaBomberman OnlinePhantasy Star OnlineMaximum Pool OnlineStar Lancer e metropolis street racer, onde era possível a interação entre usuários de PC e de Dreamcast. Em servidores alternativos, é possível até hoje jogar Quake III Arena , Phantasy Star Online versões 1 e 2, Maximum Pool OnlineStar Lancer e 4X4 Evolution. O diferencial máximo de Phantasy Star Online é que ele permite interação com usuários de PCGamecube e XBOX, tornando-se o primeiro jogo na história com suporte a 4 plataformas diferentes simultaneamente.

No Brasil, os jogos para o console que mais se destacaram foram Sonic AdventureSonic Adventure 2 , Resident Evil Code: VeronicaShenmueMarvel vs. Capcom 2Capcom vs. SNK 2 e Quake III Arena.

Fabricante Sega
Tipo Console de videogame
Geração 6ª geração1
Lançamento Japão 27 de novembro de 1998
América do norte 9 de setembro de 1999
Brasil 10 de outubro de 1999
União Europeia 14 de outubro de 1999
Descontinuado América: 2004
Europa: 2003
Austrália: 2003
Japão: 2007
Unidades
vendidas
10,6 milhões2 3
Mídia GD-ROM (para jogos)
CD (para música)
CPU Hitachi SH4 a 200 Mhz32Bits (Bus 64Bit) (RISC)4
Capacidade de
armazenamento
VMU, Zip drive (não lançado)
Gráficos NEC PowerVR
Controladores 1 a 4 gamepads
Conectividade Modem, Fast Ethernet, Neo Geo Pocket opcionais
Serviços
on-line
SegaNet, Dreamarena
Jogo mais
vendido
Sonic Adventure5
Antecessor Sega Saturn

 

Divers_2000_Dreamcast_accessories

Especificações técnicas
CPU GPU
SH7091 01.jpg Hitachi Hitachi SuperH 4 (32-Bits)
Frequência de clock:
200/240Mhz
Lisura:
Barramento:
64 bits
315-6226-X1 01.jpg NEC PowerVRSeries II
Frequência de clock:
200 MHz
Lisura:
  • 64 bits
  • 8MB de memória SDR
  • Capacidade de 17 milhões de polígonos/segundo(hexagonais), em média 145 milhões de triângulos/segundo.
  • Com suporte à diversos efeitos gráficos como trilinear filtering, gouraud shading, z-buffering, anti-aliasing and bump mapping.
  • Taxa de preenchimento de pixels/texels: 200Mpixel* (na gpu do Dreamcast,para descobrir o fillrate efetivo total multiplica-se o fillrate base pela taxa de overdraw,que varia de 1.5 á 4.75 nos jogos do Dreamcast;exemplo 200 x 4.75= 475Mpixel)
Áudio Mídia
315-6232 01.jpg Yamaha
Canais de áudio:
64
  • 45 MHz.
Gdrom.jpg GD-ROM
Capacidade normal:
1,2 GB
  • Yamaha 12x GD-ROM drive.
  • Também compatível com CD-ROM e CD-R de diversos formatos de gravação (suporta discos gravados em overburn mode)
Dimensões
Peso:
1,9 kg.
largura altura profundidade
  • Total de Memória: 28 Megabytes (16MB SDR de memória principal do sistema, 8MB SDR paravídeo e 4MB para o sistema de som).
  • Sistema operacional Windows CE customizado e API DirectX próprio.
  • Compatível com MP3 (usando programa de player específico), vídeos mpeg e mpeg2 e DiVX (também usando players específicos).
  • Portas: 4 portas para controles, teclado, mouse e outros dispositivos e uma porta serial e uma de expansão.
  • Comunicação: Modem (EUA/Japão: 56Kbps, Europa: 33.6Kbps, vendido separadamente em alguns países) e Broadband adapter padrão ethernet 10/100 mbps para conexão em rede de computadores e ADSL. (também vendido separadamente)

You may also like...

Deixe um comentário