É um dos vilõs clássicos do Batman, e foi criado por Bob Kane, o “Pai” do morcego e Bill Finger, que expandiu o universo do herói de Gotham em Detective Comics 66 (1942).
O Promotor de justiça Harvey Dent, enlouquece depois que um pote ácido é atirado em seu rosto, deformando a sua face esquerda, Desde então, Dent é obcecado pelo Duplo.
Harvey não tem superpoderes, mas é bastante hábil com arma de fogo, combate corpo a corpo e estratégia de ataque. Antes do atentado que o vitimou, Harvey era um jurista brilhante e grande conhecedor da disciplina do direito.
Apesar de insano depois de se tornar Duas-Caras, continua a ser um homem extremamente inteligente.
Motivação, Harvey reduziu todas as suas ações a escolhas binárias, dividindo o mundo entre o bem e o mal, sem zonas intermediárias. Ele decide se mata ou não as pessoas que aprisiona lançando uma moeda com Duas Caras, que tem uma das faces riscada.
Seus crimes de roubo de antiguidades a assassinatos, sempre são relacionados ao número 2.
Após uma longa saga em Gotham, que teve uma epidemia de uma variante do vírus Ebola, um terremoto e o caos total, a ponto de os EUA declararem a cidade “ Terra de Ninguém “, Duas Caras capturou o comissário James Gordon e o condenou, num tribunal coordenado pelo próprio vilão, pelo seus “Crimes”.
Uma série Casa em um mundo sério (1989), Criado por Grant Morrison e Dave mckean e recentemente relançado pela panini, Dent está em tratamento.
Os médicos lhe tiraram a moeda e lhe oferecem um Dado de seis face, para que tenha seis opções em vez de apenas duas a cada escolha, e posteriormente, um baralho de Tarô para suas decisões.
Apesar da fixação por a dualidade indicada que poderia haver mais de um inimigo, quem mais atrapalha os planos de Duas Caras, Com certeza, é o Batman.
Como o Vilão age em Gotham, os confrontos com morcego são constantes, afinal ele é “ Dois em Um “, O Homem que é Morcego e isso excita a psicopatia de Harvey.
Fonte:M.Estranho