OG : Bem, inicialmente muito obrigado por conceder um pouco do seu tempo. Para começarmos poderia nos dizer o seu nome e idade?
Alessa : Eu que agradeço. Meu nome é Alessa Homura e tenho 20 aninhos (rs).
OG : No momento você trabalha, estuda ou faz faculdade?
Alessa: Infelizmente não tô trabalhando no momento, e sobre os estudos, não faço faculdade ainda mais tô me dedicando para entrar em uma.
OG : Quando foi o seu primeiro contato com animes?
Alessa: “foi à 84 anos atrás” (rs). Bom meu primeiro contato com anime foi em 1999/2000 (quando eu tinha 4/5 anos). Primeiro anime: Sailor Moon <3.
OG : Animes você tem algum, ou quais são seus preferidos?
Alessa: Tenho sim (rs), vou falar só alguns dos vários…
Sailor Moon, Dragon Ball (Z, GT), Cavaleiros do Zodíaco, Sakura Card Captors, Inu X Boku SS, Dr. Slump… A lista é longa (rs).
OG : Todo mundo tem uma história para começar, você começou a fazer cosplay por influência ou porque você teve a ideia por si mesma?
Alessa : Bom, eu sempre gostei de me vestir como os personagens que eu gostava, antes mesmo de saber o que é anime, cosplay e esse mundo todo. Com sete anos, eu me vestia de Lara Croft (rs), e saia correndo pela casa, fingindo ser ela.
Anos depois fui descobri o que era cosplay, dai super curti a ideia e fui atrás de coisas pra fazer o meu primeiro, que demorou pra sair (rs).
OG : Qual foi o seu primeiro cosplay? E quais foram suas motivações para continuar a fazer seu trabalho? E dentre todas , qual foi a maior dificuldade que você encontrou?
Alessa : Meu primeiro cosplay foi a Rukia Kuchiki do Bleach, no Ressaca Friends 2014. As motivações vieram pós evento, porque antes do evento eu estava como vergonha de sair na rua “fantasiada”, dai depois do evento e de elogios que ouvi acabei amando o hobby.
A dificuldade geral que encontro, é conseguir roupas semelhantes, ter que muitas vezes importar coisas e ficarem até meses preso na alfandega, e minha maior dificuldade com os cosplays sempre será ‘o sapato’.
OG : Você faz seus próprios Cosplays? Exemplo: Roupa, acessórios, armas, armaduras e etc …
Alessa : Geralmente sim. Procuro achar roupas semelhantes nas lojas, e modifico elas em casa (caso necessário). Acessórios eu faço em casa com meu namorado.
OG : De todos os seus Cosplay , qual o seu favorito?
Alessa : É difícil responder essa, porque cada um é especial pra mim. Mas um que gosto muito é a ‘Black Canary’ (Canário Negro).
OG : Qual a sensação ao finalizar seu cosplay? Você é muita assediada em eventos em questão de pedirem fotos suas?
Alessa : A sensação é maravilhosa, já cheguei a chorar de felicidade em ver um cosplay pronto. Depende do personagem e do evento, mas geralmente tiro bastante fotos nos eventos sim, e eu gosto disso, porque isso mostra (pra mim pelo menos) que o meu cosplay ficou bom.
OG : O que o mundo cosplay trouxe de bom para a sua vida pessoal ?
Alessa : Trouxe amigos maravilhosos. E tive experiências e oportunidades incríveis também por causa do cosplay.
OG : Você se arrependeu de algum cosplay que fez? Ou pensa que poderia ter melhorado algum?
Alessa : Não, não me arrependo de nenhum cosplay. Melhorar a gente sempre acha que pode melhorar em algo (rs), eu já modifiquei algumas coisas de cosplays com tempo. Ex: acessório, roupa, sapato.
OG : O que seus pais acham de você fazer cosplay? Houve algum preconceito por parte deles ou dos seus amigos?
Alessa : Meus pais acham que sou “doidinha” por sair “fantasiada”, mas nunca me proibiram. No inicio meu pai achava que era roupa de teatro (rs), dai eu expliquei o que era, e ele achou engraçado(rs).
E de certa forma me apoiam em palavras, dizendo “tá legal”, “ah, ficou muito bom”. Com meus pais e amigos, nunca tive preconceito por ser cosplayer.
OG : Algum personagem em vista para um futuro cosplay ?
Alessa : Há uma lista com vários… Tem um vindo por ai, mas é surpresa (hihi).
OG : Você já participou de algum concurso ou, Já ganhou algum prêmio? Se sim, qual?
Alessa : Já participei de um concurso via Instagram, mas só por participar, e mais pra divulgar mesmo (haha), e não ganhei. Mas eu geralmente não participo, pois não acho meus cosplays bons suficiente pra ganhar um concurso. Participo de desfiles cosplay, mais pra me divertir com os amigos.
OG : As pessoas já te reconheceram fora dos eventos como cosplayer? Ou nos evento sem que você estivesse com cosplay?
Alessa : Pior que já me reconheceram como cosplay sim, e eu sempre fico surpresa (rs). Em eventos não, porque ainda não fui em eventos sem cosplay, depois de ter começado esse hobby.
OG : Você gosta de música japonesa também, Ou você curte mais outros estilos, Quais são seus cantores(as) ou bandas favoritas?
Alessa : Gosto sim e muito, gosto tanto do J-Rock quanto do J-Pop. Ultimamente a banda Japa que virou minha playlist é a ‘Gesu No Kiwami Otome’, essa banda é maravilhosa.
OG : Como hobby o que você gosta de fazer quando não esta nos eventos de cosplay ?
Alessa : Cosplay pra mim é um hobby que amo muito, mas fora dos eventos e do mundo cosplay, meu hobby é ser fotógrafa.
OG : Você curte games? Joga algum online ou console? Se sim, qual é seu jogo favorito?
Alessa : Gosto muito de jogos, seja no vídeo game, no computador ou mesmo no celular. Bom, ultimamente não tenho jogado muito, mas alguns jogos que amo são: (os de PS’s) Crash, Tony Hawk pro skater 2, Tomb Raider, Beyond, Child of Light, Call of Duty, Soul Calibur. (de PC) Outlast…. fora os jogos no celular (rs)
OG : Já aconteceu alguma coisa engraçado ou inusitada com você em um evento ?
Alessa : Sempre acontece algo (rs). No primeiro evento que fui de cosplay (2014), eu fui de Rukia, dai eu estava andando de boas, quando encontrei uma Orihime (rs), a gente se abraçou e começamos a tirar foto como se fossemos amigas à anos, depois perguntaram pra mim se nos conhecíamos e respondi: “não”. Foi algo muito engraçado. E depois isso aconteceu de novo em outro evento esse ano (2016), só que dessa vez não estava de personagens em comum.
OG : Por fim, muito obrigado pela sua participação e por nos ceder essa entrevista. Se você quiser, deixe uma mensagem para seus fãs e amigos!
Alessa : Eu que agradeço por participar da entrevista! Ah, só vou mandar um grande beijo, pra todos meus amigos que fiz nesse meio cosplay, e dizer que vocês são 10! Pros fãs (não acostumei ainda em ter fã) um grande beijo também, e quero agradecer por sempre estarem me acompanhando, é algo que me ajuda muito <3.
Fotos: AuraClick, CosplayBrasil …