OG : Bem, inicialmente muito obrigado por conceder um pouco do seu tempo. Para começarmos poderia nos dizer o seu nome e idade? Maquele : Imagina ^^ Meu nome é Maquele Antunes, tenho 18 anos.
OG : No momento você trabalha, estuda ou faz faculdade?
Maquele : Na verdade eu estudo, faço faculdade e trabalho (tenho 18 anos, mas já trabalho há 3 anos). Ah! Também faço iniciação em artes cênicas.
OG : Quando foi o seu primeiro contato com animes?
Maquele : Primeiro contato? Hum… acho que pela TV aberta vendo algum anime sem saber o que era necessariamente. Acredito que vendo Dragon Ball Z, acho que foi o primeiro anime que vi xD
OG : Animes você tem algum, ou quais são seus preferidos?
Maquele : Ah, tem muitos! Acho que meus 2 preferidos seriam Gintama e Bokura ga Ita. Já se tratando dos mais clássicos seriam Yu-Gi-Oh(o primeiro) e Sakura.
OG : Todo mundo tem uma história para começar, você começou a fazer cosplay por influência ou porque você teve a ideia por si mesma? Maquele : Na verdade tive a ideia por mim mesma. Noto que muita gente tem vontade de fazer cosplay, mas não faz por conta de outras pessoas não fazerem, e assim fica um ciclo infinito, então decidi começar e incentivar e ajudar outras pessoas (especialmente da minha cidade) a fazerem também.
OG : Qual foi o seu primeiro cosplay? E quais foram suas motivações para continuar a fazer seu trabalho? E dentre todas, qual foi a maior dificuldade que você encontrou?
Maquele : Meu primeiro cosplay foi de Sasuke, e foi no primeiro evento de anime que fui! Minha motivação foi simplesmente a emoção que é poder fazer isso e ser reconhecido como um determinado personagem.
Por isso é sempre mais gostoso quando fazemos personagens que gostamos. A maior dificuldade que enfrentei e enfrento são de fato as briguinhas infantis de alguns cosplayers que não entendem a parte de que cosplay é um hobby, é diversão.
OG : Você faz seus próprios Cosplays? Exemplo: Roupa, acessórios, armas, armaduras e etc …
Maquele : Sim, menos algumas partes da roupa, porque não sei costurar então acabo tendo de recorrer a uma costureira, o resto faço com a ajuda do Hevelson.
OG : De todos os seus Cosplay , qual o seu favorito?
Maquele : De Dark Magician Girl, com certeza. Foi um sonho realizado, graças ao coração das cartas! Hahaha Eu adoro jogar Yu-Gi-Oh, e foi um dos animes que mais marcou minha infância.
Sem contar que com a parceria do Mago Negro fizemos muito sucesso no evento, eu adorei apesar do cansaço e todos curtiram bastante a ideia, afinal foi bem nostálgico.
OG : Qual a sensação ao finalizar seu cosplay? Você é muita assediada em eventos em questão de pedirem fotos suas?
Maquele : É uma sensação tipo: “Terminei! Eba! Vou começar outro…” Hahaha Descrevendo em uma palavra eu diria que fazer cosplay é “viciante”. Quanto as fotos acredito que isso é normal…
Por exemplo, minha ideia de fazer cosplay de Mary Jane surgiu por conta do Ressaca Friends em que eu fui com uma camiseta do Homem-Aranha (sem lentes, sem maquiagem e de shorts) e na entrada do evento me pararam e começaram a tirar fotos de mim.
E mesmo no AF desse ano, quando eu estava só de peruca e vestido (não tinha colocado o cosplay de maga ainda) várias pessoas pediram pra tirar fotos minha. É assustador, mas é muito bom. Recebi cantadas várias vezes, mas nunca foram desrespeitosos, então não vejo mal algum ^^
OG : O que o mundo cosplay trouxe de bom para a sua vida pessoal ? Maquele : É quase uma terapia para mim. Eu sou nervosinha, mas desde pequena gostei de pintar, artesanatos e trabalhos manuais, e unindo isso a minha paixão, animes, é um passatempo realmente adorável, divertido e gratificante.
OG : Você se arrependeu de algum cosplay que fez? Ou pensa que poderia ter melhorado algum?
Maquele : Acho que não me arrependo de ter feito nenhum, muito pelo contrário, me arrependo pelos que não fiz. E quanto a melhorar… sempre penso isso! Sempre podemos melhorar, afinal nada é perfeito.
OG : O que seus pais acham de você fazer cosplay? Houve algum preconceito por parte deles ou dos seus amigos?
Maquele : Eles acham uma perda de tempo e dinheiro. Mas não interferem, por conta de eu usar meu próprio dinheiro e trabalhar desde nova, eles me veem como uma pessoa responsável.
Preconceito? Bom… não sei. Não costumo ligar pra isso ou me importar com o que pensam. Nunca deixaria de fazer o que quero ou de ser quem sou pelos “outros”.
OG : Algum personagem em vista para um futuro cosplay
Maquele : Muitos! Estou trabalhando no de Black Rock Shooter e já começando o de Vampira, mas entre esses dois espero que já saia o meu cosplay de Babydoll .
OG : Você já participou de algum concursou? Já ganhou algum prêmio? Se sim, qual?
Maquele : Nunca participei de concursos oficiais. Tenho vontade, mas sempre fico com vergonha até pra participar do desfile (mesmo fazendo teatro! hahaha). O único concurso do qual participei foi de um na minha cidade, mas ele é bem pequeno… mas bom, eu ganhei com o cosplay de Miku- Love is War xD
OG : As pessoas já te reconheceram fora dos eventos como cosplayer? Ou nos evento sem que você estivesse com cosplay?
Maquele : Não. Eu moro no interior e a maioria dos eventos acontece em outros lugares, então dificilmente alguém me reconheceria na rua por conta dos meus cosplays. E o pessoal da minha cidade já está acostumado comigo.
OG : Você gosta de música japonesa também? Quais são suas músicas, cantores(as) ou bandas favoritas?
Maquele : Gosto só das aberturas e encerramentos de animes. Não é algo que eu fique ouvindo. Então não tenho preferências. Pode parecer contraditório, mas eu gosto de MPB.
OG : Como hobby o que você gosta de fazer quando não esta nos eventos de cosplay ?
Maquele : Quando estou nos eventos? Comprar! hahaha Jogar Yu-Gi-Oh e RPG também
OG : Você curte games? Joga algum online ou console? Se sim, qual é seu jogo favorito?
Maquele : Gosto sim. Não me considero “gamer” nem nada do tipo, mas gosto como qualquer pessoa normal que se preze, né? Kkk Peculiarmente eu gosto muito de eroges e visual novels. Quanto a jogo preferido… sei lá! Duck Hunt, Spy vs. Spy e Shadow of the Colossus
OG : Já aconteceu alguma coisa engraçado ou inusitada com você em um evento ?
Maquele : Vale o que eu falei sobre não estar de cosplay e pedirem pra tirar fotos comigo? Acho que foi a coisa mais “Wtf?!” que aconteceu comigo.
OG : Qual é a sua opinião sobre os cosplays atualmente? Você acha que eles melhores ou piores?
Maquele : Melhores! Tudo evolui. Os mais antigos podem reclamar, mas querendo ou não tudo muda, e acho que os cosplays estão cada vez melhores, e a ideia está cada vez mais em alta e isso influência mais pessoas a começarem e a melhorarem seus cosplays.
OG : Por fim, muito obrigado pela sua participação e por nos ceder essa entrevista. Se você quiser, deixe uma mensagem para seus fãs e amigos!
Maquele : Eu que agradeço pela oportunidade! Não sou muito boa com mensagens, mas… vlw, flw, que Goku esteja com vocês!