O SNES foi um sucesso mundial, tornando-se o console mais vendido da época apesar de seu início relativamente tardio e a competição feroz que enfrentou na Europa e América do norte.
O SNES permaneceu popular até a era de 32 bits e continua a ser popular entre os fãs, colecionadores, retro gamers e entusiastas de emulação, alguns dos quais ainda estão fazendo imagens ROM homebrew.
O sucesso de sua venda foi superior a 50 milhões de unidades por todo o mundo. O SNES foi oficialmente descontinuado em 1999 nos Estados Unidos, e em Setembro de 2003, no Japão.
Conheça um pouco da história:
Tudo começou quando a NEC decidiu competir com o famoso NES. Sendo assim, lançou o videogame TurboGrafx-16 em Outubro de 1987. Já a SEGA, lançou o videogame Mega Drive em 1988.
Como os dois videogames tinham processadores de 16-bits, mais avançados que o famoso NES, a Nintendo decidiu unir as forças para lançar um videogame com novo sistema, sendo assim o sucessor do Nintendo (Famicom no Japão) batizado com o nome de Super Nintendo (Super Famicom no Japão).
Fora lançado ao fim de 1990 no Japão, nos EUA em Novembro de 1991 e depois em 1992 na Europa.
Versão japonesa (Super Famicom) | Versão americana | Versão européia | Super Famicom Jr. | SNES Model |
A versão européia do console (lançado em 1992) é visualmente idêntica ao modelo japonês. O controle também é praticamente idêntico, com botões coloridos. Porém na Europa o sistema de cores do console é PAL, enquanto no Japão e Estados Unidos é NTSC.
No Brasil, chegou oficialmente apenas em 30 de agosto de 1993, fabricado pela Playtronic (uma joint-venture entre duas empresas, a Gradiente e a Estrela), representante oficial da Nintendo no país na época. Já em versão transcodificada paraPAL-M. Inclusive sendo fabricado por muitos anos em Manaus, até a saída da Gradiente do ramo, em 2003.
A Nintendo garantiu seu sucesso no Japão especialmente por manter velhos parceiros, como Capcom, Konami, Tecmo,Square, Koei, Midway e Enix, que mantinham a exclusividade da Nintendo de séries como Mega Man, Final Fantasy eDragon Quest. Nos Estados Unidos, o Super NES começou cambaleando, mas logo ultrapassou em vendas seu principal concorrente, o Mega Drive, graças a jogos como Super Mario World, The Legend of Zelda: A Link to the Past, Street Fighter 2, Super Metroid, Mortal Kombat, e os jogos das séries Final Fantasy, Dragon Quest e Donkey Kong Country, consolidando-se, assim, como o maior nome da era 16-bits.
O Super NES e Super Famicom foram lançados com apenas alguns jogos, mas esses jogos foram bem recebidos no mercado. No Japão, apenas dois jogos. Os dois jogos no lançamento foram Super Mario World e F-Zero. O primeiro, estrelado pelo mascote Mario, costumava acompanhar o console nas vendas e contabilizou 20 milhões de cópias. O segundo contabilizou 2,85 milhões e deu início a mais uma série da Nintendo. Na América do Norte, Super Mario World e outros títulos iniciais incluindo F-Zero, Pilotwings (ambos demonstraram a capacidade de renderização pseudo-3D do console “Mode 7“, sendo o ultimo com auxilio de um chip co-processador de nome DSP-1, o mesmo usado em Super Mario Kart), SimCity e Gradius III.
O Super NES foi sucedido pelo Nintendo 64 em 1996.
Atualmente, utilizando emuladores como zSNES, Snes9X, uosnes e Snes Station (para Playstation 2), é possível emular os jogos de Super Nintendo no computador, com desempenho semelhante (Não perfeito e nem superior, porém com algumas vantagens, como Save State) ao console original.
Super Nintendo Entertainment System Super Family Computer |
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Em cima: Super Nintendo Entertainment System – SNES Em baixo: Super Family Computer – Super Famicon |
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Fabricante | Nintendo |
Família do produto |
Super Family Computer – SFC |
Tipo | Console de videogame |
Geração | 4ª geração |
Lançamento |
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Descontinuado | 1999 (EUA)2 2003 (Japão)3 |
Unidades vendidas |
49 milhões |
Mídia | Cartucho |
CPU | Ricoh 5A22 a 3,58 MHz |
Gráficos | Ricoh 5C77-01(S-PPU1) e 5C78-03(S-PPU2 C) |
Controladores | 1 a 8 gamepads |
Conectividade | Modem (via XBAND ou Satellaview) |
Serviços on-line |
Satellaview (somente no Japão) |
Jogo mais vendido |
Super Mario World, 20 milhões |
Retrocompa- tibilidade |
Game Boy (via Super Game Boy) |
Antecessor | Nintendo Entertainment System |
Sucessor | Nintendo 64 |
Especificações técnicas | ||||||||||||||||
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CPU | GPU | |||||||||||||||
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Áudio | Mídia | |||||||||||||||
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