Entrevista Fábia Barbosa Bittencourt

eu

OG : Bem, inicialmente muito obrigado por conceder um pouco do seu tempo. Para começarmos poderia nos dizer o seu nome e idade?

Fábia  : Fábia Barbosa Bittencourt – 19 anos.

 

OG :  No momento você trabalha, estuda ou faz faculdade?

Fábia  : Faço faculdade de design de moda.

 

OG : Quando foi o seu primeiro contato com animes?

Fábia  : Primeiro contato foi quando eu era bem pequena….lembro que via pokemon e sailor moon na tv mas ainda não sabia que aquilo era anime, fui me tocar que era por volta dos meus 11~12 anos quando por influencia da minha prima comecei a baixar anime pra assistir em casa.

Me lembro que eu ia pra casa dela e como só tinha um pc, a gente passava a tarde toda vendo kkk .

 

OG : Animes você tem algum, ou quais são seus preferidos?

Fábia  :  Hoje em dia já não vejo tanto anime… mas uns que gostei foram: SAO, soul eater e fairy tail (o qual ainda não vi todos os já lançados mas super recomendo). ah e pokemon. adorava quando menor e continuo gostando ate hoje.

 1002276_476397729105735_485789218_n

OG : Todo mundo tem uma história para começar, você começou a fazer cosplay por influência ou porque você teve a ideia por si mesma?

Fábia  : TOTAL influencia da minha prima. a qual me influenciou a começar a ver anime também kkk ela já era cosplayer, ai eu comecei a ir em eventos e vi que era legal e tal e comecei também .

 

OG : Qual foi o seu primeiro cosplay? E quais foram suas motivações para continuar a fazer seu trabalho? E dentre todas , qual foi a maior dificuldade que você encontrou?

Fábia  :  Meu primeiro cosplay foi quando eu tinha 12 anos. fiz a personagem Misa Amane do anime Death Note, que não era muito conhecido na época então pouca gente reconheceu. minhas motivações foram primeiramente meus amigos que sempre me incentivaram muito. segundo as pessoas que tiram fotos de mim nos eventos.

Não ha palavras pra descrever a sensação e o sorriso de uma pessoa reconhecendo seu personagem como um que ela goste bastante também, ai ela te elogia, tira fotos e ate adiciona no face, é maravilhoso eu adoro. e outro fator foi querer melhorar. eu não comecei com um cosplay bem feito e nem muito bom, então a cada evento eu tento fazer melhor, mesmo repetindo o mesmo cosplay, é clara a diferença de um pra outro.

A maior dificuldade…..dinheiro. KKKK em meus empregos eu nunca ganhei um salário descente então muitas vezes eu queria fazer determinada coisa, mas isso me bloqueia. isso ate hoje na verdade…. e ai entram os amigos que sempre tentam me dar dicas ou ate me ajudar mesmo.

 

OG : Você faz seus próprios Cosplays? Exemplo: Roupa, acessórios, armas, armaduras e etc …

Fábia  : Não. o único que eu mesma fiz foi um da sailor marte há 6 anos atrás, e eu só usei ele pra ir a uma balada a fantasia na viagem de formatura kkk o resto, todos eles, as partes que são em tecido eu mando em uma costureira, acessórios eu mando fazer OU quando tenho ajuda eu ponho a mão na massa (mas isso é bem raro kk)

 

OG : De todos os seus Cosplay , qual o seu favorito?

Fábia  : Puts….essa é difícil porque cada um tem uma carga emocional diferente e muito especial. dentre todos….eu diria que o da morgana exilada de league of legends seria meu favorito pelo motivo de que foi com ele que fiz mais amizades, ganhei concurso, foi o mais complexo por causa das asas articuladas e porque foi o que eu mais coloquei a mão no bolso.

então se for ver, ele acaba sendo um favorito porque eu tenho um cuidado extremo com ele e to sempre querendo arrumar mais e mais kk .

1383890_630506630306105_415002208_n

OG : Qual a sensação ao finalizar seu cosplay? Você é muita assediada em eventos em questão de pedirem fotos suas?

Fábia  :  A sensação é de fazer a dancinha do sucesso a semana toda. kkk mas o melhor não é acabar ele, é usar ele a primeira vez no evento. nossa, o pessoal olha, reconhece, elogia…eu fico MUITO contente com isso.

sempre muita gente pede foto, e como eu sou cosplayer a 8 anos, já estou acostumada. quando àquela mão na cintura e tal, sinceramente eu não ligo. nunca abusaram no sentido de querer abraçar e tal, o pessoal sempre me pergunta antes e se eu acho abusivo já corto ali mesmo. exemplo: no ultimo evento que eu fui, estava com meu cosplay de morgana né, veio um menino pedir uma foto, tirei e tal, ai depois ele me disse: você pode me dar um beijo? a resposta foi simples e clara: não. ai ele falou tudo bem e foi embora. não sou do tipo de pessoa que trata mal mas também não fico fazendo rodeio, sou bem direta com o que pode e o que não pode.

 

OG : O que o mundo cosplay trouxe de bom para a sua vida pessoal ?

Fábia  : Me trouxe muitos colegas,muitos amigos, alem de uma experiência emocional muito boa daquela correria de um dia antes de evento e chega lá é uma doidera de ai to com olheira porque passei a noite costurando e agora ou ai perdi a lente socorro e no final da tudo certo e ninguém nem vê o sufoco que foi kkk fora isso, agregou DEMAIS na faculdade que estou fazendo, porque por exemplo, semestre passado, eu tive 3 matérias que tocaram no assunto de tribos urbanas, e uma delas era a dos nerds, e inclusa nela estavam os cosplayers. então pra mim, foi um assunto muito fácil de ser desenvolvido.

 

OG : Você se arrependeu de algum cosplay que fez? Ou pensa que poderia ter melhorado algum?

Fábia  :  Eu nunca me arrependo de nada do que eu faço na minha vida num geral. crio que a gente tem que fazer coisas feias e bonitas, pra compor o eu que seremos amanha. penso que poderia ter melhorado muuuuuitos deles, quase todos na verdade. mas que graça teria se todos fossem perfeitos!

Eu iria chegar lá, subir no palco, ganhar alguns troféus e refazer isso nos próximos eventos. isso não tem graça. o legal é fazer o seu melhor, e aceitar dicas, fazer amigos, se divertir. e com isso, você acaba pegando contatos que falam a você poderia melhorar aquilo ali e tal e você vê que da pra fazer melhor e faz. e vai aos poucos sabe, acho que o processo do cosplay é divertido, então pra que pular isso não é!!!.

 

OG : O que seus pais acham de você fazer cosplay? Houve algum preconceito por parte deles ou dos seus amigos?

Fábia  : Meus pais simplesmente tem todo o preconceito DO MUNDO resumido em duas pessoas. meu padrasto  odeia, reprime, fala um monte pra me deixar pra baixo.

Mas eu não me interessa o que ele acha. minha mãe  acha que é tempo gasto que eu poderia estar fazendo algo mais útil, ou que é dinheiro perdido a toa. mas quando eu volto pra casa de um evento ela é a primeira a perguntar como foi  e se ganhei algo, então no fundo sei que ela gosta kk meus amigos nunca tiveram preconceito com isso, os que tiveram na verdade nunca passaram de colegas.

934882_624145864379637_8267647670271615453_n

OG : Algum personagem em vista para um futuro cosplay ?

Fábia  : Vários! eu confesso que tenho uma pasta aqui no meu pc só de ideias para cosplays futuros kkkk eu não vou revelar ainda qual será o próximo, mas ele já esta em construção. vou dar uma dica: Disney. mas não será a princesa clássica que vocês pensaram. só aguardem kk e já decidi o próximo depois desse também, que provavelmente será feito final do ano mas esse ainda posso mudar de ideia ate lá… mas ate então estou com uma ideia fixa de fazer um personagem do mortal kombat. não direi se é homem ou mulher, a dica que vai é bem clara, mas deduzam vocês: vermelho.

 

OG : Você já participou de algum concurso ou, Já ganhou algum prêmio? Se sim, qual?

Fábia  :  Venho participando de todos os desfiles cosplay de todos eventos que vou, desde do sancanime de 2013. em 2014, ganhei primeiro lugar na categoria desfile no evento up!abc. foi uma medalha porque não deu tempo de me inscrever, foi bem de ultima hora mesmo. mas adorei, e já aproveitando, queria agradecer aquele “fã clube” que esta em todos os meus desfiles sempre gritando MUITO por mim.

Gente muito obrigada mesmo. no ultimo evento consegui ver o rosto de todos vocês e serio me emocionou muito o carinho e reconhecimento de vocês. inclusive, nesse up!abc que levei primeiro lugar, depois algumas dessas pessoas vieram falar comigo, e elas estavam simplesmente sem voz, ou então bem roucas porque gritaram muito mesmo e eu jamais esperei tal reconhecimento ate porque são pessoas que ate então eu nunca tinha visto na vida. muito obrigada mesmo gente, de coração sz.

 

OG : As pessoas já te reconheceram fora dos eventos como cosplayer? Ou nos evento sem que você estivesse com cosplay?

Fábia  :  Nos eventos ainda tem gente que reconhece quando eu tiro o cosplay, porque a maquiagem e a peruca só tiro em casa ou bem no final do evento, é mais a roupa que eu troco mesmo.

Então ai o pessoal ainda reconhece. fora isso, só reconheceram totalmente sem cosplay umas 3 vezes, quando fui ao shopping da minha cidade e grupos de jogadores de lol acabaram reconhecendo. admito que é difícil me reconhecer na rua sem cosplay porque sempre uso muita maquiagem, peruca, as vezes ate enchimento na roupa e tal. e na realidade eu uso pouca maquiagem, uso óculos, tenho cabelo vermelho, piercing e alargadores, então muda bastante kkk

 

OG : Você gosta de música japonesa também, Ou você curte mais outros estilos, Quais são seus cantores(as) ou bandas favoritas?

Fábia  : Eu não curto quase nada de musica japonesa. não é um estilo que me chame muita atenção e nem que me agrade muito. é uma ou outra. eu gosto de pop e rock. minha cantora favorita é a lady gaga. bandas eu ando ouvindo bastante metallica, avantasia, guns, megadeth….

 560509_512834405462067_291394758_n

OG : Como hobby o que você gosta de fazer quando não esta nos eventos de cosplay ?

Fábia  :  Cara….eu jogo. eu jogo muito. sou muito games. KKK eu basicamente fico jogando o dia todo. a minha plataforma favorita é o pc, ate porque aqui só tenho um Wii fora ele. então acabo jogando outras coisas, mais quando vou na casa de alguém. gosto bastante também mas pc é amor hoje em dia, minha vida é basicamente jogar de dia, vou começar alguns cursos por aqui, de noite facul. e de finais de semana eu faço dança do ventre egípcia e dou uma saída também ^^

 

OG : Você curte games? Joga algum online ou console? Se sim, qual é seu jogo favorito?

Fábia  : Essa eu já respondi na anterior, amo games cara. sou muito games.gosto de jogar online no pc, que no caso é um notebook. ate porque não tenho outra plataforma me casa que seja descente (não, o wii que tenho aqui não classifico como algo descente, vendo que ele é da primeira geração então acaba não rodando nem CD dupla camada. é…vocês podem jogar mario kart e eu não. elaia-q).

Meu atual jogo favorito é o lol (league of legends). mas ainda não é o que mais joguei na vida…um que eu sou bem apegada é o Aika. dediquei anos da minha vida a ele, mas por conta de muitos hacks no jogo, eu acabei tendo que deixar de lado. mas ainda tenho instalado aqui e tal rs.

 

OG : Já aconteceu alguma coisa engraçado ou inusitada com você em um evento ?

Fábia  : Puts… primeiro de tudo que eu vivo tropeçando. então…todo mundo fica olhando e dando risada e eu acabo rindo junto kkk

Fora isso, no anime friends de 2014, eu estava de lady deadpool, com um macacão toda me achando a gostosa (sqn), ai EIS QUE, minha pistola caiu no chão. fui abaixar pra pegar e TRÁ. a costura que passava pela minha bunda estourou. fiz um remendo e tal ali na hora, mas bom….me senti a valeska naquele dia porque né….

outra situação foi no ressaca friends… eu estava de morgana exilada (a qual usa uma saia longa) e ai, um homem pediu pra tirar uma foto minha. fui pra fazer minha pose, e um vento from hell bateu na minha saia e ela levantou. lindo né. sorte, que tem bastante tule por baixo dela, porque se não eu tinha pagado bundinha novamente kkk ai eu abaixei rapidão e tal e rimos muito ate conseguir tirar a foto. sinceramente eu não sabia onde enfiar a cara. que vergonha moço. Kkkk;

 

OG : Qual é a sua opinião sobre os cosplays atualmente? Você acha que eles melhores ou piores?

Fábia  : Sinceramente, o pessoal ta ficando bom nisso viu! ha uns anos atrás, não tinha tanta facilidade pra se conseguir cosplays e materiais descentes então era mais complicado mesmo achar algo bom pra se fazer. hoje em dia o pessoal ta querendo colocar a mão na massa, ta tendo vontade de fazer direito. acho bem legal isso. pessoal que ta começando agora principalmente, ta de parabéns, quase todos vocês são melhores que meu primeiro cosplay.

 

OG : Por fim, muito obrigado pela sua participação e por nos ceder essa entrevista. Se você quiser, deixe uma mensagem para seus fãs e amigos!

Fábia  : Como na outra pergunta, eu só tenho a agradecer vocês pelo incentivo durante todo o processo, e principalmente pelos gritos que vocês dão quando me veem em cima do palco.

Isso é muito gratificante pra qualquer cosplayer. e eu procuro sempre manter por perto essas pessoas, então se me viu, curtiu e tal, não tenha vergonha cara, fala comigo, comenta e tal, eu sempre puxo assunto.

Adoro conversar com vocês e ate por isso dou liberdade total pra me adicionar no face que é a minha rede social mais atualizada, e a que posso ter mais contato com todo mundo. pra quem não tem é só procurar lá por Fábia Barbosa Bittencourt. e saibam que assim como vocês estão lá gritando por mim, eu estou aqui pra jogar conversa fora, tirar foto nos eventos, jogar, etc. só chamar galera ^^

1976973_774778812600957_3579456106770119089_n

You may also like...

Deixe um comentário